14 de jun de 2009

O QUE COMER NA RUA

Saiu com os amigos, vai emendar direto do trabalho, tomar uma bebidinha... Maravilha ! Mas não é por isso que precisa intoxicar o fígado duplamente com uma comida tão trash. Sobrecarregue o coitado apenas com um veneninho de cada vez. Diminua o impacto. Ele, o filtro do corpo, agradece. Mesmos no boteco tem sempre uma opção mais saudável ou "meno male". Só não fique sem comer, beber de estômago vazio nem pensar, o impacto no fígado vai direto. Dica: Aprenda a pedir excluindo certos ingredientes como molhos, queijos, bacon, cebola frita, frutos do mar. Não precisa ter vergonha, você está pagando ,comprando sua saúde. Se for mais fácil para você,discretamente chame o maitre num canto e diga que é alérgico a certos ingredientes. O que pedir de aperitivos ou jantar: Botequim e restaurantes tradicionais: • Porção de palmito. • Filé aperitivo sem molho ( para os carnívoros) • Procure nos cardápios as opções de porções extras. Ex: porção de legumes, porção de purê de abobora, porção de brócolis ao alho e óleo. • Entradas e antepastos • Saladas • Sopas e caldos • Empada de palmito"- (contém Gluten, mas ao menos não é fritura, agride menos seu fígado) • File de peixe grelhado. • Carpaccios • Omeletes com legumes ( pedir para usar só a clara) - Arroz de brócolis - Se tiver porção de aipim frito, verifique se a porçao pode sair cozida. No Nordestino/ Restaurantes regionais: • Porção de aipim cozido • Porção de jerimum No Árabe: • Arroz com lentilha sem cebola frita • Húmus com pão árabe No Japonês: Evite frituras,e misturas do tipo queijo com peixe, ex: Hot Philadelfia. Peixe e queijo são duas proteínas distintas, uma não combina com a outra, atrapalha o processo digestivo. Salada de pepino Missô Shimeji/ Shitaki Sushis e sashimis Macarrão de arroz com legumes Só atenção ao molho Shoyo , pois provavelmente vai conter Glutamato de Monossódio, o veneno cancerígeno número 01. Opções: para os mais disciplinados leve seu próprio Shoyo da marca Daimaru, ou qualquer outro natural que contenha apenas molho de soja, ou peça o Shoyo Light e misture com um pouco d’água para dissolver um pouco. No Thailandês: Opções de pratos de massa de arroz com legumes, procure pelos pratos vegetarianos. No Indiano. Procure pelos pratos com arroz, e legumes sem fritura. Dosas- de arroz e lentilhas com chutneys. No Francês: Pedir tudo sem molho, para não ficar chato e não "ofender" o chef,pedir o molho a parte...se falar que é alérgico as pessoas respeitam... Grelhados. Pratos com peixes Saladas Sopas sem queijo No Mexicano: Tortillas com Guacamole Frijoles Nachos com tomates. Numa feijoada: Opte por arroz, feijão sem as carnes, couve e abóbora. Misturar carne com feijão é o que faz com a que a gente saia com aquela sensação pesada e leva um dia inteiro para se recuperar. É o seu fígado reclamando da quantidade de informação que você deu ao mesmo tempo. Ou bem o feijão ou bem a carne... isso para amenizar, de qualquer forma o feijão da feijoada já foi cozido com a carne, vai ser um pouco pesado mesmo. Se for para uma feijoada e não quiser se acabar, ainda tiver outros eventos naquele dia...., sirva-se apenas dos legumes, vegetais, saladas e de arroz. Lanchinhos Rápidos na Rua: Lojas de Suco: A melhor saída! • Sucos ! • Sanduíches no pão árabe com peito de peru e espinafre. • Omelete de clara com espinafre. Na dificuldade de encontrar algo para comer na rua entre no supermercado ou Hortifruti e compre frutas frescas ou secas, cenourinha em palitos, ou biscoito de polvilho natural sem gordura vegetal hidrogenada. Para ter na bolsa, na gaveta do trabalho: • Frutas secas, desidratadas. • Biscoito de polvilho natural sem gordura vegetal hidrogenada. • Biscoitos de Arroz • Biscoito de Aipim, de Lentilha de Feijão Azuki- marca : Cultivar Brasil • Granola sem Glúten • Barrinhas de Cereal de Quinua. - Torradas sem Gluten- marca Aminna, ou Fred ( atenção: comprar sem açucar e de preferencia sem ovos, apenas com a clara de ovo) • Chás , tenha uma garrafa térmica com água quente na sua mesa de trabalho, tome mais chá e menos café. Dê preferencia aos chás naturais das próprias ervas e não os de saquinho. • Frutas frescas sempre a mão Ah, quando chegar em casa depois de uma comida não muito saudável tome chás para fazer um carinho no seu fígado. Especialmente os de Dente de Leão e Picão.

3 comentários:

  1. A escolha alimentar nossa de cada dia nos faz limpinhos ou sujinhos por dentro. Consequentemente: cheirosinhos ou fedidinhos, focados ou dispersos, ágeis ou caidinhos, fofos e queridos ou enfezados e mal humorados e muitos mais adjetivos.
    Obrigada por ser uma pessoa que milita pelas boas escolhas e hoje ter me feito lembrar delas.
    Vote Julia, por um mundo melhor!
    beijo no figado ;)

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  2. Querida leitora,
    fico muito feliz com seu comentário.
    obrigada.
    Preciso de estímulos e incentivos para dar continuidade nessa jornada que é árdua e as vezes incompreendida e solitária.
    beijos :)

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  3. O seu blog foi um dos melhores que li na minha vida toda. Tão educativo e interessante. Eu cheguei até aqui procurando sobre conbinações de alimentos. Eu quero saber qual a melhor forma de absorver certos alimentos ao corpo, tipo peito de frango e suco de laranja( nem sei se essa é uma boa)...algo assim.
    Um grande abraço.

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