14/06/2009

AS MARCAS - ADOÇANTES





Os adoçantes não são legais, ponto. Mas..., como o perfeito é inimigo do possível... temos sempre os paliativos, opções que agridem menos o organismo. Regra geral : Please, nunca, jamais em tempo algum consuma os adoçantes típicos a base de: SACARINA, CICLAMATO,ASPARTAME, esses sim são os maiores vilões.

Opções: STÉVIA- Adoçante a base da planta stévia, muitos não gostam por ter um sabor meio amargo no final. Mas antes um sabor amarguinho  do que o sabor doce com impactos sobre seu organismo, não é mesmo ? Atenção existem vários falsos adoçantes a base de stevia, procure o 100% natural, que não contém : cilcamato, sacarina, aspartame e sucralose. O natural mesmo contém somente stevia ou edulcorante natural steviosídeo e água.
 LÍNEA- Adoçante a base de cana de açúcar- Sucralose. Diabéticos e gestantes podem tomar.
 AÇUCAR- Se o veneno for inevitável que seja o melhor. Melhor o Orgânico Cristal.
Mas, o ideal mesmo, a maneira saudável é acostumar o paladar ao gosto natural dos alimentos.
Se possível aos poucos vá tirando o doce e testando, tudo é uma questão de hábito.
No budismo japonês de Nitiren Daishonin diz que tudo na vida leva 100 dias para a gente se acostumar, tornar um hábito. Que tal fazer o teste?

14 comentários:

  1. Caracas, stevia não dá! E aspartame, descobri, me causava uma enxaqueca louca. Sobrou o que é mais gordo, não?

    ResponderExcluir
  2. querida leitora,
    ja experimentou o Linea ?
    Não é o ideal, mas é o menos prejudicial.
    se não vá de açucar cristal organico, ou mel, ou rapadura ralada ( opção bem natureba.
    bjs :)

    ResponderExcluir
  3. amiga, to arrasada! Comprei um a base de stévia achando que estava arrasando... E tem tudo que nao pode!!!
    Bom, valeu a dica!
    Ana Mello

    ResponderExcluir
  4. Eu uso metade do Stevia e outra metade do Finn. Mas só no cafezinho mesmo, basicamente. E raramente sucos.

    Isa
    http://www.eliminandopeso.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quem disse que o adoçante Stevita é 100%natural
    e que o Linea é somente Sucralose????
    Vamos ler o rótulo,pois se o Linea fosse somente Sucralose ele custaria uns R$200,00 vidro de 50ml.
    E o Stevita não é 100% natural meu povo

    ResponderExcluir
  6. Entre o Linea e o Finn,qual o melhor?

    ResponderExcluir
  7. Não é melhor usar o açucar mascavo? Gostaria de saber se é melhor que adoçante.

    Laila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O açúcar mascavo é um dos mais aceitos pelos apreciadores de alimentos naturais. De fato, possui nutrientes, ao contrário do açúcar branco e dos adoçantes sintéticos. Porém, possui o mesmo índice glicêmico que o açúcar branco. Donde se conclui que, de algum modo, oferece os mesmos riscos relativos às doenças sacarinas (fonte: "Sugar Blues", Willian Dufty). Assim sendo, não poderá ser usado por diabéticos, p.ex., sem acompanhamento regular de um endocrinologista.

      Excluir
  8. Oi Laila pelas minhas pesquisas melhor que o mascavo é o açucar demerara orgânico, aquele que é mais granulado. Gosto de deixar passas, tâmaras ou outras frutas secas de molho na água filtrada em pote fechado na geladeira e depois utilizo essa água para adoçar minhas receitas. A fruta seca hidratada e escorrida também fica macia e muito mais saborosa. Boa sorte nas receitas e saúde ! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Linea ainda é melhor. Mas que fique claro que adoçante não é legal anyway... Busque alternativas como mel, xarope de agave, ou adoce receitas com sucos concentrados como o de maçã, suco de laranja lima, água de coco. Experimente na cozinha e tente sempre sempre usar alimentos naturais. Boas receitas !

    ResponderExcluir
  10. Sucralose é veneno. Provoca em algumas pessoas cólicas e dor abdominal (sou a prova disso). São moléculas de cloro! Pode provocar aborto...pesquise e jogue sucralose no lixo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cloro na sucralose é potencialmente prejudicial ?
      Não. O cloro em forma de cloreto, é um elemento seguro e natural, presente em várias comidas e bebidas consumidas diariamente. É encontrado na maioria das águas, e é também achado na alface, tomate, cogumelos, melões, manteiga de amendoim e sal. Na caso da sucralose, a adição de cloro na molécula de sucralose é o que faz com que a sucralose fique livre de calorias.
      O cloro restitui química e biologicamente a molécula de sucralose, de maneira que a sucralose passa através do corpo sem ser metabolizado e é eliminado após o consumo.Fonte: Wikipedia

      Excluir
  11. agora não entendi mais nada,ao blog diz que evitasse a sucralose por ser prejudicial e indica o línea que contém sucralose pode ou não o línea?

    ResponderExcluir