25 de abr. de 2010

Fruta e chiclete

Sempre que viajo adoro experimentar as comidas locais. Fruta diferente me fascina. Em Fortaleza mais precisamente na pequena praia chamada Lagoinha, fui apresentada ao Sapoti. Uma fruta marrom por fora e amarelada por dentro, fisicamente lembra o kiwi, mas o sabor... demorei para conseguir descrever. Hoje , passados três dias que como compulsivamente, o mais próximo que cheguei para descrever o sabor foi um misto de caqui com doce de abóbora e coco queimado. Hein ?! Pois é, desculpa, mas foi o melhor que consegui. A carne parece o caqui mas o sabor é diferente tem um quê de coco, sei lá. A fruta veio da América Central e do México e no Brasil dá muito no Norte e Nordeste,era consumida e apreciada pelos povos Maias e Astecas. Tem muito ferro. Segundo minha tia a gente descobre qual a vitamina predominante nos vegetais e nas frutas através da cor. O Sapoti é marrom , marrom significa muito ferro presente. Descobri que do Látex do tronco do Sapoti faz-se o chiclete.... o que explica o meu amor à primeira vista pela fruta.Sou viciada em chicletes, um dos meus três venenos que ainda não consegui abandonar. Só consumi o Sapoti in natura, mas posso imaginar a delícia que deve ser em calda, sorvete, suco, doces...hummmm. Como nunca vi a fruta no Rio, vou ser obrigada a levar algumas comigo, vai ser muito difícil desapegar...

2 comentários:

  1. Oie Julia,
    Tá aqui em Fortaleza é?
    Eu acho sapoti doce demaiss
    Me lembra um pouco banana passa/seca.
    Experimenta comer Siriguela! muito gostosa e refrescante
    e não deixa de comer no restaurante Verde lima!
    Acho que eles se preocupam bastante com o preparo e a qualidade dos alimentos servidos lá.
    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. oi querida
    passei pouco tempo e só fiquei nessa praia. mas quero voltar.
    Você tem toda razào qto ao sabor de banana passa, lembra mesmo.
    valeu a dica do restaurante vou experimentar na próxima
    beijosss

    ResponderExcluir