16 de fev. de 2012

Esclarecimento natureba


Muitas pessoas assim que me conhecem pensam que sou vegetariana , yogue, lactovegetariana, ovolactovegetariana, vegana , macrô e que só como alpiste e grama.
Mas sou bem mais simplesinha...
Apenas uma natureba , que gosta de comida, feita de alimento o mais natural possível com ingredientes de preferência frescos e orgânicos.
Basicamente evito comida feita em fábrica, as industrializadas, produzidas para durar nas prateleiras e não necessariamente para alimentar o nosso corpo. As comidas de plástico, cheias de aditivos, conservantes, corantes e mais um monte de nome esquisito.
Na roça , o tipo de alimentação que  levo é o trivial : galinha criada no quintal, ovos sem hormônio,valorização de ervas e temperos frescos ao invés de Ajinomotos, vegetais e frutas da própria  terra ou do vizinho.
Aproveito para diferenciar os diversos tipos de dieta.
Vegetariano é a pessoa que não come carne de qualquer espécie : bovina, suína, peixes, mariscos ou qualquer produto que contenha,  como os embutidos, gelatinas, caldo de carne, etc.
A dieta pode ser ainda dividida em três grupos principais:
Ovolactovegetarianos que restringe as carnes mas aceita ovos e laticínios.
Lactovegetariana que consome laticínios mas excluí carnes e ovos.
E a vegana que permite apenas os produtos de origem vegetal .
Tem também o frugivorismo que é uma dieta à base de frutas e sementes cruas ou cozidas.Uma alimentação que não implica a morte da planta.

2 comentários:

  1. Antigamente, mas nao faz nem tanto tempo assim, os alimentos em alemao eram designados pela palavra "Lebensmittel" que significa algo assim como meio para a vida. Hoje os produtos destinados à alimentacao sao denominados "Nahrungsmittel" ou seja, meios de nutricao. Fica clara a relevância dos valores que podem se medidos, pesados, contados e inscritos nas "bulas" dos chamados nutrientes. A vida foi banida pela industria alimentícia até na gramática do cotidiano.

    O número de consumidores LOHAS (Lifestyle of Health and Sustaintability)ainda é irrisório se comparado com a grande massa, contudo é o perfil que mais cresce, influenciando mudancas tanto na economia como na sociedade. Essas pessoas nao procuram ou consomem produtos light sem ou com menos aditivos, elas exigem é mais, muito mais. Elas focam na qualidade incomensuravel da vida no tempo, no espaco e no Homem.

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que essa conciência alimentar atinja a todos ! Informação e educação alimentar já !

    ResponderExcluir