7 de mai de 2011

Torta sem açucar


Uma analista me libertou ao dizer que podemos imitar quem a gente admira. E isso não é inveja. É admiração.
Tenho uma lista de heróis e heroínas.
Pessoas que me inspiraram, desafiaram, orientaram, incentivaram, sacudiram. Acenderam a luz nos momentos de escuridão me apontando a saída.
Todos fortes e frágeis, agressivos e delicados, yin e yang, equilibrados e desequilibrados, certos e errados, coerentes e loucos.
Humanos , seres capazes de dar conforto, carinho, proteção .
Escolhi uma sobremesa bem gostosa para agradecer e retribuir aos meus heróis.
Sempre na linha light essa receita que aprendi com os chefs do Biocarioca-  restaurante incrível vegetariano no Rio de Janeiro- não leva açucar, ovos, leite nem farinha.

Torta de Frutas Secas:
Ingredientes:
150g de ameixa seca sem caroço 150g de passas 150g de tâmaras sem caroço ½ coco fresco seco (comprado em feira, aquele com casca marrom) 1 colher de sopa de essência de baunilha ou água de flor de laranjeira 1 abacaxi médio Modo de preparo:
Processe no processador todas as frutas secas e o coco. Depois forre uma forma de aro removível com fatias de abacaxi, uma camada cobrindo o fundo. Cubra com a pasta de frutas secas e despeje a baunilha por cima. Cubra com outra camada de abacaxi e leve ao forno já aquecido por cerca de 25min a 30 min. Deixe esfriar em temperatura ambiente ou coloque o recipiente ainda quente na geladeira. Desse modo, a torta ficará mais firme na hora de ser desenformada. Aos meus heróis e heroínas que me mostraram o caminho:
tia Virginia e tio Washington Novaes, Rachel Barros, Tia Rosina e Dr. Abram , Dra Miria Amorim, Maria Carmen e André Lopes ,Claudia Lisboa, Flavita Torres e Zé Borges (in memorian), prima Geise, Sonia Hauck, tia Selma, tia Nancy, Eva Rodrigues, Nina Bittencourt, Henrique Rodrigues.

3 comentários:

  1. Oi Jú,
    que emocao, hoje me sinto humildemente honrada com a sua homenagem. (adoro o h, ele é da hora:)

    Tenho estado fisicamente mais distante do que eu gostaría, mas saiba: todos os dias seguimos juntas no caminho que leva da minha consciência até meu coracao. Como é possível? Chamo seu nome e a lembranca sua que guardo na memória aparece e ela me acompanha nas minhas meditacoes à dimensao onde somos um. Nesse caminho da veneracao, chegamos ao portal do coracao através do qual vislumbramos um lugar sem tempo nem espaco, mas de infinita paz. É lá que preparamos juntas o dia de amanha.

    Um abraco bem apertado. Muita saudade...
    soniah

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natureba, não atendi essa receita. Você forra a forma com essa pasta de frutas ou com as fatias de abacaxi?? Quero indicar seu site para uma amiga que aboliu o açúcar das suas comidas.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá querid@ leitor@, primeiro forre com fatias de abacaxi, depois cubra com a pasta de frutas secas e coco e cubra com outra camada de fatias de abacaxi. Voilá !
    indique sim a sua amiga

    ResponderExcluir