25 de fev de 2012

Sanduba Natural


Olhos verdes, loirinho, alto, marrento, divertido, encantador.
Dançava bem, pegava na mão, me botava para girar.
Deitados na pedra de Itatiaia  sob a  lua , inventava histórias sobre os planetas, nomeando-os a seu modo e quando me distraía roubava um beijo.
Borboletas na barriga.
Don Juan, sedutor. Não perdia a chance de elogiar uma menina, qualquer uma.
Barraca canadense, banhos de rio, cachoeira, rodas de violão, miojos, capelinhas, cantorias, gargalhadas, um monte de bobagens, criação de marchinhas, hinos,  histórias de pescador, cheiro do mar, vento quente de verão, garrafas de cerveja abertas no dente.
Com você tudo era permitido, não tinha certo ou errado, não tinha medo de pular da pedra , de dar impulso bem forte no balanço, de pegar o biscoito aberto da barraca do vizinho, de correr a noite pela areia e mergulhar no mar, de tomar banho de chuva, de esperar escondida atrás do carro para ninguém ver. Não existia o relógio, as obrigações, as paranóias, as angústias, as crises.
Éramos livres. Livres para simplesmente ser.
Ontem, o céu estava claro, chamei a estrela mais próxima que avistei e falei no seu ouvido.
Pedi para ela te achar aí no céu . Dei a dica para procurar onde estivesse rolando alguma rave de estrelas cadentes que você deveria estar por ali dançando.
Pedi para ela te contar o meu segredo.
Que você foi o meu primeiro amor, o protagonista de muitas e muitas folhas do meu diário. Seu nome estava escrito dentro de corações espalhados por cadernos, livros de matemática, mesas da escola, no estojo, na mochila, no espelho da porta do armário, no tênis bamba branco, aliás cinza de tão sujo.
Sabia, que quando quero me sentir atraente e sedutora rezo para o seu anjo da guarda ? Peço para  me mandar o seu poder de sedução e autoestima. E dá certo !
A estrela te achou ?

Sanduíche para o acampamento.

Para pasta:
02 alho poró - só a parte branca
01 pote de palmito - escorra a água e jogue uma água quente antes de usar.
01 pote de champignon
ervas a vontade
pimenta do reino
noz moscada
sal  marinho

Modo de preparo:
Refogue o alho poró picado no azeite, quando começar a dourar , acrescente o palmito e o champignon picados e os outros temperos. Misture bem.
Refogue por 10 minutos. Deixe esfriar. Reserve duas colheres de sopa dessa mistura.
Bata todo o resto no liquidificador ou com mixer manual, até formar uma pasta.
No final acrescente a pasta as duas colheres reservadas para deixar alguns pedaços dos ingredientes.

Aqueça duas fatias de pão de forma sem glúten, recheie com a pasta, acrescente brotos, cenoura ralada, alface, cebola em rodelas ou a salada que quiser e voilá.


24 de fev de 2012

Salada japa


Sempre que viajo trago uma receita , um sabor, um ingrediente e incorporo o  novo hábito adquirido ao meu cardápio.
Na última viagem a California  trouxe o hábito de colocar algas nas saladas.
Lá comprava em qualquer supermercado a salada feita só de algas misturadas em potinhos para viagem, prontos para consumir.
Inspirada na culinária japa.
A salada consiste em um mix de algas  verdes de todos os tons hidratadas e temperadas com sakê, gelatina agar agar ou kanten ,vinagre de arroz , gergelim e  um mix de temperos que até agora não descobri.
Como ainda não cheguei no ponto, ando experimentando variações com as algas Nori, Wakame, Hijiki e Tengusa.
Hidrato as algas em água morna por alguns minutinhos, junto um tico de agar agar em pó derretida também em água morna e misturo com tiras de pepino, nabo Daikon  e cenoura ralada bem fininha.
Além de fazer um bem danado para pele e ossos, é bem gostosa, com um leve sabor de mar.

Cerveja sem glúten




Sim, elas existem !!!
Por enquanto só descobri duas marcas, a espanhola  Estrella Damm Daura e outra inglesa Green's.
Feitas a base de arroz, como o saquê ou de milho.
Ainda não provei mas já descobri onde comprar no Rio, no Mr. Beer que tem em quiosques como no Shopping da Gávea e no Rio Design Leblon.
Em São Paulo vende em mais lugares, sei  do Empório Santa Luzia. Vou pesquisar e em breve divulgo mais endereços.
Resolvi passar a dica logo adiante e implorar  aos donos de bar e restaurante para terem em seus cardápios. Será um otimo diferencial para o local. E sim, existe consumidor para isso. Basta divulgar.
Tim tim !


*Atenção aos celíacos com alto grau de intolerância ao glúten , essas cervejas não estão 100% garantidas e podem conter  traços de glutén.
Da marca Estrella Damm a melhor é a que é feita só de arroz. A mistura de milho com arroz não está livre da proteína.  Assim  me informou o vendedor da Mr. Beer.
Mas para os que têm  alguma  tolerância  e curtem uma breja pode quebrar um galho e satisfazer o desejo por uma gelada.

15 de fev de 2012

Suflê de cenoura


Sabe tédio, tédio mesmo, com "T" maiúsculo.
Quando você não aguenta mais ficar em casa, não aguenta mais sair para dar uma volta, não aguenta mais ligar e desligar a tv, vai na geladeira duzentas vezes, liga para amiga, dá outra volta.
Tenta ler mas não tem concentração, olha para o livro que tem que estudar mas não sente a menor atração, idem com o trabalho que levou para casa para  adiantar , tem que  trocar aquela lâmpada, pregar aquele quadro, chamar o técnico, ligar para o cartão para mudar a conta do débito automatico, tudo que você nunca tem tempo de fazer, mas que afffff dá preguiça só de pensar.
Sente culpa de não fazer o que deveria estar fazendo, tem vontade de sei lá o quê .
Tédio é assim mesmo...é  uma insatisfação, uma inquietude, um vazio, mas não se sabe de quê nem porquê.
Pois bem no tédio master plus adaptei uma receita de suflê totalmente light e funcionou super bem.

Suflê de cenoura healthy

04 cenouras orgânicas descascadas e raladas
01 cebola picada
01 punhado de salsa picada
01 pedacinho de gengibre ralado
02 claras de ovo caipira
02 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada ( bater a linhaça na hora em liquidificador ) ou de farinha de cenoura ( descobri farinha de cenoura desidratada em loja de produto natural)
01 xic de leite de arroz ou similar (leite de aveia, amendoa, castanha ou leite de soja mesmo)* leite arroz no Rio vende no Zona Sul uma marca italiana.
Sal marinho a gosto
Pimenta do reino
Nóz moscada

Modo de preparo
Refogue as cenouras com a cebola, gengibre , salsinha, sal , pimenta do reino e nóz moscada.
Apague o fogo e misture a farinha, mexa bem , adicione o leite  e  as claras de ovo. Bata bem, pode usar  mixer manual , liquidificador ou na mão mesmo. Depois de bem misturado formando um creme, coloque em pirex untado com óleo de canola ( apenas passe o óleo com papel toalha) e leve ao forno aquecido. Deixe por 30´min em forno quente.
Quando dourar e endurecer estará pronto.

Acompanhe com uma saladinha e o jantar está servido.

Esclarecimento natureba


Muitas pessoas assim que me conhecem pensam que sou vegetariana , yogue, lactovegetariana, ovolactovegetariana, vegana , macrô e que só como alpiste e grama.
Mas sou bem mais simplesinha...
Apenas uma natureba , que gosta de comida, feita de alimento o mais natural possível com ingredientes de preferência frescos e orgânicos.
Basicamente evito comida feita em fábrica, as industrializadas, produzidas para durar nas prateleiras e não necessariamente para alimentar o nosso corpo. As comidas de plástico, cheias de aditivos, conservantes, corantes e mais um monte de nome esquisito.
Na roça , o tipo de alimentação que  levo é o trivial : galinha criada no quintal, ovos sem hormônio,valorização de ervas e temperos frescos ao invés de Ajinomotos, vegetais e frutas da própria  terra ou do vizinho.
Aproveito para diferenciar os diversos tipos de dieta.
Vegetariano é a pessoa que não come carne de qualquer espécie : bovina, suína, peixes, mariscos ou qualquer produto que contenha,  como os embutidos, gelatinas, caldo de carne, etc.
A dieta pode ser ainda dividida em três grupos principais:
Ovolactovegetarianos que restringe as carnes mas aceita ovos e laticínios.
Lactovegetariana que consome laticínios mas excluí carnes e ovos.
E a vegana que permite apenas os produtos de origem vegetal .
Tem também o frugivorismo que é uma dieta à base de frutas e sementes cruas ou cozidas.Uma alimentação que não implica a morte da planta.