29 de jan de 2010

PÃO CASEIRO SEM GLÚTEN

Uma receita maravilhosa, prática e barata de pão sem glúten, para fazer naquele final de semana de preguiça em casa. PÃO DE MANDIOCA Ingredientes: ½ kg. de mandioca cozida e amassada 2 ovos 1 tablete de fermento para pão 2 colheres (sopa ) de margarina 1 colher (sobremesa) de sal 3 xícaras (chá) de creme de arroz ou farinha preparada Modo de preparo: Desmanchar o fermento, acrescentar o sal, os ovos e a margarina. Misturar bem e deixar descansar por 30 minutos. Acrescentar a mandioca cozida e amassada e o creme de arroz .Misturar bem . Colocar em forma para pão, untada e polvilhada. Esperar crescer e assar em forno quente. Bom apetite !

MENOPAUSA

A medicina chinesa tem alguns segredinhos para minimizar os sintomas desconfortantes da menopausa: calores, estagnação de energia, tonteira, dor de cabeça, taquicardia, depressão, stress, ... Alguns deles são: suar, praticar uma atividade física, não ficar com o pé frio e pegar sol. Alimentos que devem ser incluídos e priorizados no cardápio,nessa etapa da vida das mulheres. ABACAXI COM HORTELÃ ABÓBORA ÁGUA DE COCO ARROZ INTEGRAL CATETO BAROA CARNE BRANCA CEBOLINHA CENOURA CHÁ DE CASCA SECA DE LIMA DA PÉRSIA CHÁ DE DENTE DE LEÃO CHÁ DE FOLHA DE AMORA FEIJAO AZUKI GERGELIM INHAME LIMA DA PÉRSIA MELANCIA PEIXE SALSA Alimentos que devem ser evitados, ou melhor não consumi-los: AÇUCAR ÁLCOOL CAFÉ CARNE VERMELHA FRITURA LATICÍNIOS PIMENTA

20 de jan de 2010

CHÁS GELADOS

No verão ter sempre na geladeira chás refrescantes, salvam. No lugar do clássico mate, experimente outras ervas, novas infusões. A maneira de fazer é a mesma do mate clássico e depois é só colocar para gelar numa jarra. Fazer o chá da erva, frutos e folhas é sempre melhor do que os de saquinho, você encontra em qualquer loja de produtos naturais e são bem mais baratos. Dicas de chás gelados que funcionam bem: Menta com limão: Faça o chá de menta e na hora de tomar esprema meio limão. Chá de capim limão com gengibre. Ferva na água com o capim limão ( idealmente o capim fresco com um mini pedaço de gengibre) . Fica super charmoso deixar as folhas do capim dentro da jarra de vidro. Chá de casca de maçã , ou de maçã seca com canela. Chá de erva doce. Chá de hibisco com rodelas de laranja. Chá de amora. Chá de morango. Chá de anis. Sirva numa linda taça com gelo. Acho chic.

19 de jan de 2010

SUGESTÃO DE LANCHES

Dicas de Lanches para levar na sua lancheira DAJÚ: Sanduíches: Utilize os pães mais leves como o árabe light tostado e os sem glúten das marcas: Aminna, Frank, Vida sem Gluten. Se quiser ainda mais light no lugar do pão você também pode fazer enrolados com os recheios : folhas de alface,endívia, folhas de alga Nori - usada no sushi, omelete de clara, panqueca feita com farinha de arroz,polvilho. Alguns Recheios: Peito de peru defumado + espinafre cozido.( você pode comprar pronto em lojas como Bibi Sucos e similares). Brotos + cenoura ralada + pasta de soja, marcas Ecobras ou Samurai- feitas com tofu orgânico, sem aditivos. Atum light + cenoura ralada + salsinha + rúcula Pasta de grão de bico + folhas Molho bechamel faça o molho branco com espinafre cozido, cebola dourada, água e farinha de arroz até engrossar, deixe esfriar e recheie o pão. Queijo de cabra light com fatias de abobrinha grelhada. Obs: para uma boa digestão e facilitar o seu organismo, faça o sanduíche com apenas uma proteína e vegetais. Opte por peito de peru defumado no lugar de blanquet. ( O blanquet é como a salsicha, feito de sobras, restos do peru. E o seu corpo não merece sobras e restos) Outros Lanches : Sucos orgânicos marcas: Cultivar, Citrus, Aécia, Do Bem, Santa Isabel. Obs: os sucos de garrafão Aurora e do Bento, são deliciosos mas não são orgânicos, são sem aditivos apenas. Frutas frescas,frutas secas. Granola sem Glúten com iogurte de leite de cabra. Granola sem Glúten com mamão em cubos. Salada de frutas ( bem combinadas) com granola sem glúten. Biscoito de polvilho sem gordura vegetal hidrogenada( Marcas artesanais: Jeito Caseiro( HORTIFRUTI)/ Chico Geraes ( Zona Sul)/DALTONY ( Mundo Verde/ Grão Integral/Cris Mar), Farinha Mágica ( Zona Sul, Mundo Verde). Barra de Cereal: Quinua Real/ Levittá Frutas, barras de frutas secas naturais. Tapioca/Bijú. Biscoitos de aipim, azuki, lentilha, limão, cacau da marca Cultivar Brasil. Biscoitos de Arroz. Atenção sem glutamato monosodio, ler antes o rótulo. Peticos de legumes cozidos, mix de baroa, inhame, aipim, batata doce, (Farinha Mágica).

8 de jan de 2010

FEIJÃO AZUKI

Feijão é o alimento remédio do rim. Na Medicina Tradicional Chinesa, esse é o orgão relacionado a coragem, atitude. Já reparou como o feijão e o rim se parecem ? Não dá para ter coragem sem feijão! O Feijão Azuki, vermelhinho é o mais medicinal e poderoso.Quanto menor o feijão mais energia ele contém. Algumas dicas para o preparo correto: Todo feijão deve ser muito bem lavado. Deixar de molho na geladeira em pote fechado de um dia para o outro e trocar a água antes de cozinhar. Ao levantar fervura, troque a agua da primeira fervura por uma água nova. Feijão é uma proteina vegetal, deve ser consumido apenas com arroz de preferencia integral e vegetais, se combinado com outra proteína como a animal por exemplo dificulta a digestão e dá gases. Uma prato perfeito : feijão azuki com arroz integral cateto, purê de abóbora japonesa e couve mineira. Para evitar o desconforto dos gases, além da combinação adequada, cozinhe o feijão com louro e no refogado coloque um pouco de gengibre picado. Outra dica é cozinhar o arroz integral adicionando algumas folhas de hortelã na água de cozimento Quando estiver faltando coragem, ajude seu corpo dando a energia que ele precisa, fortaleça seu rim, tome feijão!

6 de jan de 2010

SAINDO DO FORNO

A 1ª leva da lancheira DAJÚ foi um sucesso! Foram dezenas de emails de clientes cariocas, paulistas, mineiras, candangas, que encheram minha caixa postal com pedidos. Fiquei muito feliz! Para os que ainda não conhecem, a Daju foi criada para pessoas que se preocupam com a alimentação. Uma bolsinha térmica charmosa para carregar na mão ou dentro da bolsa com refeições e lanches para o dia a dia. Ideal para levar salada, sanduíche, sopa, suco, iogurte, fruta, barrinha, e refeições. A minha vai comigo pro trabalho,academia, no carro, avião,praia,cachoeira. A lancheira mantém uma refeição congelada por até 06 horas. A coleção número 01 “Ervas de Provance” desenvolvida pela designer Priscila Lopes ( www.ventoestudio.com.br) esgotou. A nova estampa foi criada por Fernando Timba, videografista de cenários do show do Caetano Veloso, Zii e Zie, Oi Fashion Rocks e VJ residente das festas Phunk no RJ e Go East no RJ e SP . Timba, ao receber meu pedido com a inusitada encomenda de uma lancheira para adultos, lembrou da bolsinha que era usada pelo Gato Felix e as padronagens anos 60. Esse foi o caminho que o inspirou para chegar até a estampa final cujo tema era rabanetes. Uma homenagem ao meu pai que adorava o tubérculo. A idéia é que cada coleção seja feita por um artista. A próxima leva já está encomendada e será feita por Anne Gaul,do OEstudio. Aguardem! Serviço: Como comprar a Dajú: Através do email : juliacomodo@gmail.com Ou nas seguintes lojas no RJ: Parceria Carioca - Shoping da Gávea, Fórum Ipanema e Galeria dos Correios no Jardim Botanico. Grão Integral - Rua das Laranjeiras, 43- lj 13- Galeria da Caixa Econômica – Largo Machado. Lojas interessadas em colocar a Dajú a venda favor entrar em contato pelo email : juliacomodo@gmail.com. Informações adicionais: Medidas da bolsa térmica: 22 cm de comprimento 12 cm de largura 08 cm de altura

4 de jan de 2010

BISCOITO NATUREBA NOVO NA PRAÇA

Se eu tivesse que lançar um biscoito certamente seria como os da marca Cultivar Brasil. Sou fã da marca que só produz biscoitos sem gluten, sem leite, sem aditivos,conservantes, corantes e todos os ingredientes orgânicos. Agora acabam de lançar um novo: sabor limão. Com esse já são 05 sabores, o de cacau e os salgados de aipim, feijão Azuki e lentilhas. O aspecto é meio rústico pode parecer meio esquisito como tudo que não tem o padrão industrial, mas na primeira mordida ao sentir a textura e o sabor dá para perceber o carinho e a atenção que foi depositada ali. Não posso nem ter em casa esses biscoitos pois eu fico compulsiva e como até acabar. As vezes na correria sem tempo de almoçar compro um pacote do feito com feijão Azuki e substituo pela minha refeição. O Azuki ,o vermelhinho é um dos feijões mais poderosos que existem, quanto menor o grão mais forte é o feijão. Muito consumido na cozinha japonesa. Uma ótima opção de lanche saudável para as crianças, o de limão e cacau fazem sucesso entre os pequenos. Os produtos da marca Cultivar Brasil estão a venda no Rio e em São Paulo nas melhores lojas de produtos naturais.