14 de ago. de 2009

AINDA SOBRE O GLUTAMATO

Mais um post sobre o assunto,já que praga a gente combate impregnando de antídoto...no caso, a única arma disponível é a informação. Veneninho que é bom mesmo se esconde, está por toda parte , até nas coisas aparentemente mais inofensivas. Por exemplo: aqueles biscoitinhos de arroz salgadinhos com algas,tipo snacks, que são uma delicia! ...pois lá está ele o perverso glutamato. O que tinha de saudável na alga e no arroz, no fato de não conter glúten ... não adianta nada com o fatídico temperinho. Ele também está escondido em diversos molhos e temperos, de pimenta, alho, até em molho de tomate.... Muitas pessoas ficam com a cara inchada, cheia de placas a cada vez que consomem um desses aditivos quimicos e nem desconfiam que o motivo está bem ali adicionado no "teoricamente" saudável molho shoyu... Adquira o hábito de ler os rótulos.Assim como fazemos com os remédios. Existem sim as marcas boas, mas infelizmnete são minoria, tem que ler,pesquisar, procurar os produtos que não contém o veneno. Por aqui os biscoitos de arroz sem glutamato são bem poucos,geralmente os mais sem graça como aquele bolachão de arroz, mas que você pode incrementar fazendo mini pizzas no forno, acrescentando tomate seco, abobrinha, azeite e manjericão ou só com azeite e orégano. Alimentação é ação acumulativa, é no dia a dia que se constrói um corpo saudável e livre de doenças. Opte pela sáude sempre. Use o seu poder de escolha.

3 comentários:

  1. ja sem falar que aumenta o apetite em 40%. Esta provado que bloqueia a sensação de saciedade, por isso quando se come algo com glutamato é como se nao tivesse comido nada e se continua comendo. Dai a obesidade.
    E o pior é que nem sempre aparece a sigla "glutamato" no rotulo, que significa que tem 98% de glutamato, mas supondo que tem 97% os fabricantes nao sao obrigados a colocar a palavra glutamato , mas outras palavras como proteina hidrolisada,extracto de levedura,etc, que nem todos associam a glutamato, pois sao subtancias que tb contem glutamato.

    ResponderExcluir
  2. Júlia, muito bom seu blog! Vou assinar o feed.

    Falei do glutamato - essa maldição - outro dia lá no meu. Talvez essas últimas pesquisas que o relacionem à obesidade façam as pessoas começarem a ler os rótulos... parece que só saber que ele é um veneno não é suficiente! tsc tsc...

    ResponderExcluir