Em NY, em qualquer mercadinho você encontra milhares de produtos "GLUTEN FREE".
Produtos que não contém glúten.
O Glúten é a proteína contida no trigo, aveia, cevada, malte e derivados.
Muitas pessoas são alérgicas ou intolerantes ao Glúten:os celíacos. Eles não digerem a proteína e sofrem com sintomas que podem gerar diversas doenças.
Se a pessoa não tiver alergia ou intolerância, o glúten por si só não é um vilão.
O problema é que a indústria o transformou num, pois agora ele esta presente em todos os tipos de produtos.
Está em excesso, foi adicionado a produtos que antes não tinham e nem precisariam ter, tais como molhos,temperos...
O Glúten é o que dá a liga, o que faz a "colinha",aquela que criança costumava brincar de fazer cola de farinha, o glúten presente na farinha é que faz colar.
Por isso o excesso no organismo não é legal, ele forma essa "colinha" de difícil digestão que fica lá dentro no intestino, grudada com dificuldade de sair.
Quando puder opte por produtos sem glúten para diminuir a quantidade ingerida.
Você pode variar e ampliar o seu cardápio substituindo as farinhas, massas e pães de trigo pelas versões feitas com farinha de arroz, polvilho,tapioca, fécula de mandioca e batata.
A diminuição no consumo de Glúten não fará nada mal e pode ajudar muito a quem tem intestino preso.
Concordo com você, eu sou a prova disto. Não sou celíaca mas foi somene quando ganhei de presente um livro chamado Glúten e Obesidade, a verdade que emagrece e na intenção de perder cinco quilos fiz a dieta proposta pela autora que aliás fez a pesquisa por outro motivo, nem era sobre obesidade e emagreceu, comigo, fiz para emagrecer e acabei por descobrir que sem o glúten, a irritação que tinha na pele e que nunca descobri a causa, sumiu. Hoje embora com mais de quarenta, estou com a pele muito limpa, ainda bem porque era o que mais me deixava triste.
ResponderExcluir