29 de jun. de 2011

MisturaViva.com: Evento: HEALTHY HOUR, 6a feira, 01 de Julho.2011

MisturaViva.com: Evento: HEALTHY HOUR, 6a feira, 01 de Julho.2011: "Um encontro para compartilhar experiência, movimento e sabor. Aprenderemos sobre alimentação, brincaremos com nossos corpos e degustarem..."

27 de jun. de 2011

Craker de gergelim


Email de uma amiga que não vejo há um tempão. -"Consegui concluir o curso de direito, ufa, nem acredito ...." No anexo a  monografia e na introdução constava o meu nome. Agradecia por não ter deixado que ela desistisse em nenhum momento insano de cansaço.
Um outro email com o link do blog da amiga escritora me agradecendo por um presente  :http://luwithdiamonds.wordpress.com/2011/06/22/reescrevendo-tudo/
Ainda nessa caixa de entrada a tia ansiosa para receber minha visita nas férias.
O próximo envelopinho trazia notícias do amigo que chegava para uma temporada na minha casa.
A correspondencia virtual estava bem feliz , me lembrou quando ainda morava no predinho baixo na rua dos Oitis. Nessa época checava a caixa de correios de madeira com um passarinho esculpido no canto da porta, todos os dias para ver se havia carta do namorado que fora estudar em Londres.
A cada semana  uma carta nova. Abria  ali mesmo, lia  em um segundo e depois relia  dezenas de vezes ,o dia todo, a semana inteira entre suspiros saudosos.
Ficava ali curtindo a carta, saboreando cada linha vagarosamente até que a proxima chegasse.
O carteiro era o ser mais esperado. Ficava da janela , sabia os dias e horários e descia correndo quando avistava o unifrme amarelo se aproximando.
Para acrescentar na vitrola ecoava Maria Bethania no vinil da minha mãe:
" As cartas de amor, se há amor tem de ser ridículas. Afinal só as criaturas que nunca escreveram cartas de amor é que são  ridículas."
Cartas ou emails de amores , parentes ou amigos podem alegrar ou desanimar um dia, uma semana inteira.
Esperando um certo email chegar vou cozinhar guloseimas naturebas.
Estou viciada nesse biscoitinho. Impossível comer um só.

Biscoitos de gergelim

Ingredientes:
02 xic. de farinha de arroz ou mandioca
1/2 xic. de gergelim
1/4 xic. óleo de canola
1/2 xic. água
sal a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes secos, junte aos ingredientes molhados,acrescentando água aos poucos até que a massa fique ao ponto de enrolar. Estique a massa com um rolo  e corte em quadrados ou com forminhas. Leve ao forno pré aquecido em forma não untada.
Deixe até dourar.
Nota da autora:
Quanto mais finos os biscoitos mais crocantes e gostosos eles ficam. Para isso estique bem a massa.

26 de jun. de 2011

Antespasto de Abobrinha


Como boa neta de italianos sou chegada aos antepastos. Nas pizzarias e casas de massa me atraco  com as caponatas, peperonatas e afins. Troco tranquilamente uma refeição por essas entradas.
Nas festinhas aqui de casa um deles já é hit,  o antepasto de abobrinha.
Essa receita vai dedicada a amiga Lucy que vive me pedindo a receita.

Atepasto de abobrinha:
Ingrediemtes:
03 abobrinhas verdes
01 alho inteiro
Alguns tomates secos picados ( 08 rodelas aprox. )
03 colheres de molho de tomate orgânico ( ou feito em casa)
01 pote de champignon
Tomilho
Ervas de provance
Manjerona
Manjericão
Pimenta do reino
Noz moscada
Azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de Preparo:
Pique as abobrinhas em cubos pequenos (pode ser também em tiras ou rodelas), descasque e corte o alho em pedaços grandes, hidrate em água quente os tomates secos( eu pico com a tesoura antes de hidratá-los, a quantidade de água é o suficiente  para cobri-los). Numa forma de vidro coloque todos os ingredientes e misture bem, as ervas podem ser frescas ou secas e pode variar com as que tiver em casa.  Regue com o molho de tomate ( não precisa muito ) e com o azeite.

Leve ao forno pré aquecido e deixe por uns 50 minutos.
Esse antepasto conserva bem em geladeira em potes de vidro fechado.
Fica ótimo como acompanhamento de peixes, recheios e molhos de massas, ou servido com torradinhas.

13 de jun. de 2011

Mercadinho Bio em Berlim


Alguns amigos quando viajam e descobrem  mercados, lojinhas, restaurantes ou lanchonetes naturebas, costumam fotografar, pegar panfletos, anotar  sites e referencias para me passar. Eu adoro,  uma maneira carinhosa de mostrar que se lembraram de mim.
Agora é a amiga que chegou a pouco tempo em Berlim e já me mandou o link do mercadinho bio que anda frequentando.
Esse da foto fica em Kreuzberg mas tem vários outros da mesma rede de supermercados.
Abaixo reproduzo  a descrição da amiga no email :
 " Você ia pirar...é maior do que o Zona Sul da Gávea!! Comprei pasta de dente Bio! com sal grosso e folhas da árvore de chá !! "

Naveguei no site da rede e parece mesmo incrível.
Já era de se esperar  a Alemanha está na frente  na questão dos orgânicos .
Lá é onde acontece uma das maiores feiras de produtos orgânicos e bios do mundo inteiro, a Biofach.
Eles levam a coisa bem a sério como deve  ser tratada a alimentação e consequentemente a saúde. Muitos dos venenos que ainda consumimos por aqui  na Alemanha já estão proibidos e fora de circulação faz tempo, como por exemplo certos corantes utilizados em refrigerantes de laranja e energéticos, entre outros produtos alimentícios.

Para quem quiser saber mais ou estiver de passagem por Berlim, segue o link do mercado:
http://www.biocompany.de/

2 de jun. de 2011

As Aftas


Acordei com a boca e garganta cheias de aftas.
Não conseguia comer, tudo que encostava na língua ardia. Doía até para falar.
Na medicina chinesa interpretamos todas as doenças como sinais, respostas do seu corpo para algo que está desarmonizado. O sintoma apresentado é a maneira como o corpo tem de se comunicar . Como consegue se expressar. Ele avisa: " hello, presta atencão aqui, hein !" "Isso tá errado , não dá para seguir assim !" "Não vou segurar a onda, vou começar a dar defeito"....
Afta está ligada a boca, comunicação, oralidade, o que deixou de falar, o sapo que engoliu, ou a comida que não te fez bem, enfim  o que o corpo não digeriu, seja o sapo ou a comida, explode , sai de alguma maneira.
Os meus sintomas geralmente expressam-se na pele: variam entre herpes, espinhas, aftas...
Liguei para as minhas "gurus", já desesperada quase querendo marcar um gastro..
Mas elas indicaram primeiro uma solução mais prática e eficiente, ao alcance das mãos: os remédios naturais.
É preciso alcalinizar o corpo, está com muita acidez.
Dra Miria a homeopata pediu que tomasse de 04 em 04 horas 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio diluído em 1/2 copo dágua, até sarar.
Rachel a guru da alimentação indicou a boa e velha ameixa umeboshi, ameixa salgada, a venda em lojas de produtos naturais ou orientais. Colocar no canto da boca até dissolver.
Evitar alimentos "puro amido" como aipim, batata baroa, inhame, pois ardem mais as aftas.
Comer alimentos docinhos, como abóbora, cenoura, fazer sopas com esses ingredientes. As frutas semi- ácidas, como as maçãs devem ser cozidas com um pouco de água e canela para diminuir a acidez. Até mesmo a banana, colocar no forno por uns minutos para soltar mais o doce.
Enfim, estou no segundo dia de remedinhos naturais e quase não sinto mais nada. O bicarbonato ajudou muito e quanto aos alimentos a Rachel deu a dica certa, ao tentar comer inhame, as aftas arderam muito e tive que dexar de lado. 
A boa e velha fiosofia do Hipócrates continua sendo minha reza: " Que o alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento".